Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

REFLEXOLOGIA PODAL - aprendendo um pouco mais...(prof. Osni Tadeu)-



"O QUE SABEMOS É UMA GOTA D'ÁGUA. O QUE IGNORAMOS É UM OCEANO."

              


 
DEFINIÇÃO

O estudo da reflexologia demonstrou que os plexos nervosos do organismo têm ligação claramente determinada a órgãos, sistemas e estados emocionais. Nos pés, há uma representação fiel de todo o organismo, havendo no mínimo um plexo capaz de estimular cada órgão ou víscera. Quando estimulados corretamente, esses plexos enviam e recebem informações dos órgãos a que são ligados, restabelecendo o seu funcionamento ideal e, por conseqüência, a saúde global do organismo

 
          Assim como outras terapias orientais, a Reflexologia tem, provavelmente suas origens mergulhadas no tempo, na antiga China. A Índia e a China conheciam, ha cinco mil anos, uma forma de tratamento por meio de pontos de pressão.

 
ORIGEM

          Período Antigo – 2500 aC.
          Não se pode atribuir a nenhuma cultura específica a “descoberta” da Reflexologia. O que se sabe é que diversos povos da Antiguidade já manipulavam os pés e faziam a correlação com os órgãos. A documentação mais antiga que se tem conhecimento está no Egito, registrada através de pinturas. Os budistas, oriundos da Índia, levaram para a China este conhecimento. Na Europa, no século XV já se trabalhava com “terapia de zonas”, como era chamada na época a Reflexologia. Fazia-se pressão em determinados pontos do pé, obtendo-se alívio da dor e do cansaço.





Reflexologia podal
APLICAÇÃO

          Cada pessoa é única e traz sua necessidade própria. Portanto, o tratamento é direcionado só para ela. A aplicação é feita de forma simples. A pessoa que recebe a massagem deverá estar recostada ou deitada, confortavelmente.
          Nos pés encontramos áreas reflexas de todos os órgãos e glândulas do corpo que serão ativadas e energizadas com a massagem. Existem casos em que a Reflexologia não é recomendada.



 
INDICAÇÕES

ESTRESSE, INSÔNIA, CANSAÇO, DEPRESSÃO, ANSIEDADE, TPM.

 









BENEFICIOS E INDICAÇÕES
          Os pés têm milhares de terminações nervosas e se ligam, através delas, quando sensibilizamos determinada região do pé, ativa-se a área do córtex cerebral correspondente ao reflexo.
          O efeito mais imediato da Reflexologia é o relaxamento profundo. A origem de muitas doenças é o stress, a Reflexologia atua aliviando esse stress, e conseqüentemente prevenindo as doenças relacionadas a ele.
É indicada para qualquer pessoa que queira aliviar as tensões desde que esta, não apresente nenhuma das contra-indicações.










CONTRA-INDICAÇÕES
atenção:
          É contra-indicada nos Casos de febre, infecção, lesões na pele, insuficiência renal grave, doenças de pele infecciosa, bolhas ou ferimentos que não estão curados. Também é indicado que não seja realizada imediatamente após cirurgias.
          Dores circulatórias tais como feblites.
          Além disto, a massagem nunca deve ser realizada diretamente sobre as contusões ou escoriações, fratura ou torção recente.
          Grávidas ou doentes crônicos devem perguntar ao médico se não há contra-indicações na prática regular da massagem.





 


fonte:CURSO DE REFLEXOLOGIA PODAL - SENAC/PRES.PRUDENTE-2013
PROFESSORA ANA SCUDELARI
muito obrigado!


          Biografia: Centro de Reflexologia Aplicada a Saúde Emocional e Física .
Atlas  corpo humano  e  livro de reflexologia podal :Osni Tadeu Lourenço






“O IMPORTANTE NÃO É POR QUANTO TEMPO VIVERÁS, MAS  QUE QUALIDADE DE VIDA QUE TERÁS”. ( Sêneca )





ATENÇÃO: EM CRIANÇAS EXISTEM TÉCNICAS ADEQUADAS.



MUITO OBRIGADO.....

 


MEU SENHOR E MEU DEUS.....



PELA GRANDE OPORTUNIDADE DE PODER CONTINUAR A FAZER O BEM .....


SEM OLHAR A QUEM !


DEUS ABENÇOE Á TODOS ÁQUELES QUE NA SUA SIMPLICIDADE E HUMILDADE SE DOA EM PROL DO BENEFICIO AO SEU PRÓXIMO !

BY/  ADELMA ERCOLIN
2013

Nenhum comentário: